Imagem da notícia

Publicado em: 13/05/2026

LANÇAMENTO DO DOCUMENTO NORTEADOR PARA O GESTOR DO SUS

Gestão pública eficiente se faz com informação técnica e planejamento estratégico

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito-3) apresenta o seu novo Documento Norteador para o Gestor do SUS, referente à gestão 2025-2029. Elaborado pela Comissão de Políticas Públicas, o material nasce da experiência acumulada em quatro anos de cooperações técnicas municipais e do diálogo direto com secretarias de saúde.

O objetivo central é oferecer subsídio técnico detalhado sobre os arranjos de equipes e serviços das Redes de Atenção à Saúde (RAS) que contemplam a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional em suas composições. O guia foca estrategicamente nas linhas de financiamento existentes para a implementação e custeio de serviços e equipes.

Destaques do documento:

  • Atenção Primária: Orientações sobre as eMulti, Consultório na Rua e Academia da Saúde.

  • Atenção Especializada em Reabilitação: Detalhes sobre os Centros Especializados em Reabilitação (CER) e Oficinas Ortopédicas.

  • Saúde Mental: Parâmetros para CAPS, Serviços Residenciais Terapêuticos, Unidades de Acolhimento e Centros de Convivência (CECO).

  • Atenção Domiciliar e Saúde do Trabalhador: Fluxos para habilitação de SAD e CEREST.

O Crefito-3 reforça seu compromisso em apoiar os municípios paulistas na construção de estratégias que ampliem o acesso da população a cuidados qualificados. O documento já está disponível para consulta e download no portal oficial.