Últimas Notícias

Crefito-3 EDUCA #137: Estratégias de Educação de Pacientes para Melhora de Desfechos Clínicos


Crefito-3 realiza conferência sobre o protagonismo negro na ciência

Evento do Crefito-3 promove reflexões sobre protagonismo negro, equidade racial e práticas antirracistas na formação, na ciência e no exercício profissional


RESUMO SEMANAL

Isenção da Anuidade para doenças graves, Referencial Brasileiro de Procedimentos Terapêuticos Ocupacionais, agenda de eventos, e muito mais…


Justiça valida atuação de fisioterapeutas em perícias no Pará

Decisões do Judiciário paraense asseguram prerrogativa profissional na esfera técnica


Coffito abre Consulta Pública do Referencial Brasileiro de Procedimentos Terapêuticos Ocupacionais

Participação da categoria é necessária para a melhor construção do RBPTO. Prazo para contribuir é até 30 de novembro de 2026


Vai precisar de algum serviço do Crefito-3? Antecipe suas solicitações até 28 de outubro

A migração para a plataforma Implanta prevê a suspensão temporária de serviços entre 29 de outubro e 8 de novembro. O novo sistema tem disponibilização prevista para 9 de novembro.


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 08/07/2026

Confira o Resumo Semanal do Crefito-3: 06/07 a 10/07

Nesta edição do Resumo da Semana, de 06 a 12 de julho de 2026, você vai ver que uma ação conjunta entre o Crefito-3 e o Ministério Público garantiu a contratação de terapeuta ocupacional em CAPS AD, em Jaú, vai conferir também a Reunião de Presidentes do Sistema COFFITO/Crefitos que aconteceu em Teresina (PI), e ficar por dentro da agenda institucional do Conselho em mais uma edição do Crefito-3 na Estrada, com visitas ao DRS VIII, em Franca, e muito mais!


CREFITO-3 E MINISTÉRIO PÚBLICO GARANTEM CONTRATAÇÃO DE TERAPEUTA OCUPACIONAL NO CAPS AD DE JAÚ 


A atuação do Crefito-3, em parceria com o Ministério Público, garantiu a contratação, por concurso público, de uma terapeuta ocupacional para o CAPS AD Milton Falcão, em Jaú.


Durante fiscalização de rotina, nossos agentes identificaram a ausência desse profissional na unidade, comprometendo a oferta da assistência em Terapia Ocupacional. Após recomendação técnica e o encaminhamento do caso ao Ministério Público, o município regularizou a situação por meio de concurso público.


Mais do que assegurar o exercício profissional, essa conquista garante que a população tenha acesso a uma assistência qualificada, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.


CREFITO-3 NA ESTRADA PROMOVE AÇÕES INSTITUCIONAIS NO DRS VIII - FRANCA


De 6 a 8 de julho de 2026, o Crefito-3 na Estrada realizou diversas ações institucionais nos municípios pertencentes ao Departamento Regional de Saúde (DRS VIII), em Franca. A agenda do Conselho pautou encontros com a sociedade, profissionais e estudantes dos cursos de graduação de Fisioterapia e Terapia Ocupacional para dialogar sobre as demandas de cada segmento.


A agenda institucional do presidente do Crefito-3, Dr. Jeferson Azevedo, reuniu diversas atividades como a realização de Capacitação em Políticas Públicas e no projeto “Proteger e Cuidar” nos municípios de Patrocínio Paulista, Franca, Guará, São Joaquim da Barra, Restinga e Rifaina, além de encontros com profissionais da Santa Casa de Franca, do Hospital Regional de Franca, do Ambulatório de Fisioterapia de Orlândia, e visitas institucionais ao Hospital e ao Centro de Reabilitação da UNIMED - Franca, ao Hospital HAP VIDA, de Franca. Os encontros com profissionais da instituição têm por objetivo ouvir demandas, fortalecer o diálogo e reafirmar o compromisso do Conselho com a valorização das profissões. 


Na pauta de encontros, Dr. Jeferson também se reuniu com o vereador Marcelo Tidy (MDB-SP), e com o coordenador do curso de Fisioterapia da UNIFRAN, Prof. Almir Resende. 


CAPACITAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS: GESTÃO DE FILAS DE ESPERA E FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DO CUIDADO


De 06 a 08 de julho, o Crefito-3 esteve com uma agenda de encontros voltados às Políticas Públicas e ao programa Proteger e Cuidar, fortalecendo a atuação profissional e ampliando o cuidado com a população. 


O Conselho segue levando conhecimento e fortalecendo a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional em todo o estado de São Paulo. 


📍 06/07 – Orlândia | Políticas Públicas

📍 07/07 – Guará | Proteger e Cuidar

📍 07/07 – Guará | Políticas Públicas

📍 08/07 – Patrocínio Paulista| Proteger e Cuidar

📍 08/07 – Restinga | Políticas Públicas

📍 08/07 – Restinga | Proteger e Cuidar
📍 08/07 – Rifaina | Políticas Públicas



CNPJ TÉCNICO: ENTENDA O QUE É E COMO FUNCIONA 


A Reforma Tributária do Consumo, iniciada neste ano de 2026, trouxe um novo termo que começou a circular entre contadores, autônomos, profissionais liberais e empresários:  o CNPJ técnico. É importante destacar que “CNPJ técnico” não é uma expressão oficial da legislação. O termo tem sido usado para se referir à inscrição no CNPJ que poderá ser exigida de algumas pessoas físicas no contexto dos novos tributos da Reforma Tributária: a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços)  e o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços).  


Na prática, o CNPJ técnico terá uma função cadastral e fiscal, que servirá para identificar a pessoa física que realiza atividades sujeitas à CBS e ao IBS, facilitando, assim, a emissão de documentos fiscais, a apuração dos tributos e o relacionamento com o novo sistema tributário. O CNPJ técnico não transforma automaticamente uma pessoa física em pessoa jurídica, mas funciona como um cadastro fiscal vinculado à atividade exercida. Além disso, não substitui o Receita Saúde nem o Carnê-Leão.


Clique aqui e saiba mais. 


CREFITO-3 PARTICIPA DO 13º FÓRUM ITINERANTE DE GESTÃO, BOAS PRÁTICAS E INTEGRAÇÃO DO SISTEMA COFFITO/CREFITOS


Nesta quarta-feira, dia 08 de julho, o Crefito-3, representado pela vice-presidente Dra. Carolina Salado, participou do 13º Fórum Itinerante de Gestão, Boas Práticas e Integração do Sistema COFFITO/CREFITOs, na cidade de Teresina (PI). O encontro, que teve como anfitriões o presidente do Crefito-7, Dr. Ângelo Eduardo Vasconcelos Guimarães, e o presidente do COFFITO, Dr. Sandroval Torres, reuniu lideranças dos regionais para debater pautas estratégicas voltadas ao fortalecimento institucional e ao avanço das profissões.


Durante a reunião, foram apresentadas as boas práticas desenvolvidas pelo Crefito-14, informes institucionais da presidência do COFFITO, debates sobre demandas dos Conselhos Regionais, além de discussões conduzidas pela Procuradoria, Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais e Comissão de Ações Políticas.


CREFITO-3 EDUCA #122: IMPORTÂNCIA DO REGISTRO ADEQUADO EM CUIDADOS PALIATIVOS

O Crefito-3 tem a missão de promover educação continuada e o desenvolvimento profissional dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Na próxima edição do Crefito-3 EDUCA, no dia 16 de julho de 2026, apresentaremos a palestra “Importância do Registro Adequado em Cuidados Paliativos”.

Conheça a Palestrante

A palestra será conduzida pela experiente terapeuta ocupacional Dra. Janaína Santos Nascimento. Dra. Janaína, Especialista em Saúde com ênfase em Clínica Médica em Cuidados Paliativos (HUCFF/UFRJ), trará sua vasta experiência e conhecimentos sobre a atuação da Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares, com foco em cuidados paliativos.

Detalhes do Evento

  • Data: 16 de julho de 2026

  • Horário: 19h00

  • Transmissão: Online pelo canal do Crefito-3 no YouTube

Para garantir sua participação, inscreva-se gratuitamente através da plataforma Sympla. Acesse o link abaixo e garanta sua vaga:

🔗 Inscreva-se agora

VOCÊ SABIA QUE O CREFITO-3 POSSUI UM CLUBE DE BENEFÍCIOS PARA SEUS INSCRITOS?


No Clube de Benefícios, do Crefito-3, os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais inscritos no Crefito-3 são beneficiados com descontos em diversas empresas dos segmentos de educação, saúde, lazer e serviços, entre outras categorias.


Para ter acesso aos descontos oferecidos pelas empresas parceiras é necessário apresentar a cédula de identidade profissional, expedida pelo Crefito-3, para comprovar a inscrição/vínculo com o Conselho. 


Clique aqui e confira!