Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Participe do I Simpósio Científico de Fisioterapia na Abordagem da Dor


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS-X, de Piracicaba

Representantes do Crefito-3 irão visitar 26 municípios da região


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 26/08/2014

Exame avalia qualidade de sangue encaminhado para transfusão

Desde o início deste ano, todos os bancos de sangue do Brasil, públicos e privados, são obrigados a realizar, nas amostras das bolsas de sangue para transfusão, o Teste de Ácido Nucleico (Teste NAT). O exame avalia a qualidade do sangue encaminhado para a transfusão, visando descartar qualquer chance do paciente receber sangue contaminado.

O Teste NAT já é realizado em todas as bolsas de sangue coletado pelo Sistema Único de Saúde, o que corresponde a 75% do sangue colhido no Brasil.

A coordenadora de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Maria de Fátima Montoril, conta da importância do Teste NAT, aliado a outras ações já existentes para a qualidade do sangue usado em transfusão "Há um consenso mundial que os testes sorológicos convencionais, juntamente com o Teste NAT, proporcionam seguridade na transfusão. Além desses testes sorológicos e do Teste, existem também outros procedimentos que garantem a qualidade do sangue, como a triagem do doador e o controle de qualidade de todos esses exames. Tudo isso contribui para a qualidade e segurança do sangue no Brasil", afirma.

A profissional explica ainda que o teste NAT no Brasil impede que bolsas de sangue contaminadas por HIV e hepatite C sejam encaminhadas para transfusão. "Nós temos realização de quase seis milhões de testes, o que comprova que há um aumento de segurança com a realização do Teste NAT."

Com informações do Portal Brasil