Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Participe do I Simpósio Científico de Fisioterapia na Abordagem da Dor


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS-X, de Piracicaba

Representantes do Crefito-3 irão visitar 26 municípios da região


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 04/12/2014

Caderneta de Saúde da Criança oferece orientações aos pais

Saber qual é o período certo de amamentar, quais vacinas devem ser aplicadas e o que fazer em caso de acidente doméstico são algumas das orientações que a Caderneta de Saúde da Criança oferece aos pais.

A publicação, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, reúne aspectos importantes para a vida da criança. É o que explica o coordenador Geral de Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha.

"Lá na maternidade, ao nascer, os profissionais de saúde registram dados do nascimento do bebê. Qual foi o peso, a altura do nascimento, como foram as condições de nascimento dessa criança, é registrado os dados da família. Vira quase que um diário sobre as questões que são importantes para a saúde da criança. Ela tem orientações muito importantes dos primeiros cuidados com o bebê ao nascer, de como facilitar o aleitamento materno, de como cuidar do umbigo."

Além de oferecer informações sobre os cuidados essenciais com a saúde na infância, o coordenador Geral de Saúde da Criança, Paulo Bonilha, explicou que a Caderneta também disponibiliza um espaço para que os pais acompanhem o desenvolvimento motor dos filhos.

"Temos também, um espaço muito importante com os chamados marcos do desenvolvimento infantil. Quer dizer, em torno de seis meses é esperado que o bebê comece a se sentar. Então, tem toda essa orientação para as famílias, inclusive estimularem que a criança alcance esses marcos do desenvolvimento para cada faixa etária".

A Caderneta de Saúde da Criança está disponível gratuitamente nas maternidades e também pela internet. Veja a cartilha no link.

Com informações do Portal Brasil