Imagem da notícia

Publicado em: 20/03/2015

Presença do Crefito-3 em Congresso de Secretários de Saúde defenderá maior participação do fisioterapeuta e terapeuta ocupacional no SUS

buy naltrexone online india

buy low dose naltrexone online kristinasmith.us buy naltrexone online usa

Entre os dia 18 a 20 de março acontecerá a 29ª edição do Congresso do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. O evento, que reúne anualmente os representantes das Secretarias de Saúde de todos os municípios de São Paulo, debate as principais pautas das políticas do sistema público de saúde.

O Crefito-3 estará presente no evento e tem como objetivo apresentar as competências dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais e destacar os benefícios - tanto para os usuários como para as finanças públicas -  da atuação de ambas as categorias nas políticas públicas de saúde, destacando o papel preventivo e curativo da prática profissional.

Para a edição de 2015 o Crefito-3 preparou um material especial em vídeo, apresentando a experiência exitosa comandada pela fisioterapeuta Drª Neuseli Lamari no município de São José do Rio Preto. No vídeo, Drª Neuseli irá relatar de que forma é possível as Secretarias de Saúde caminharem em direção à desmedicalização e à redução de custos com a realização de exames complementares por meio da adoção de estratégias preventivas e curativas desenvolvidas por fisioterapeutas.

Articuladora e principal responsável pela implantação da Unidade de Emergência em Fisioterapia (UFF) em São José do Rio Preto (veja reportagem na edição da revista Fisioterapia, Ano 2, edição 3, páginas 24 e 25, disponível no site www.crefito3.org.br), Drª Neuseli mostra os resultados desse projeto e defende a ampliação da presença do fisioterapeuta no SUS como medida para maior resolutividade e redução de custos com a saúde para os municípios.

"As secretarias precisam fugir do caminho tradicional e comprender o quanto a atuação do fisioterapeuta pode contribuir para a redução da utilização de medicamentos e realização de exames, devolvendo mais rapidamente o cidadão para uma vida funcional produtiva", garante Drª Neuseli.