Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Subsede do Crefito-3 em Osasco não prestará atendimento nos dias 19 e 20 de fevereiro


Participe do I Simpósio Científico de Fisioterapia na Abordagem da Dor


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 28/09/2015

Governo investe na primeira Central de Libras em SP

O secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, e o prefeito da São Paulo, Fernando Haddad, lançaram na terça-feira (22) a primeira Central de Interpretação de Libras da capital paulista com investimentos do governo federal. O equipamento tem como objetivo facilitar a comunicação de pessoas com deficiência auditiva em atendimentos médicos, audiências judiciais, entre outros serviços.

Segundo o secretário, trata-se de uma política de equiparação de oportunidades. "As centrais de Libras significam igualdade de oportunidades. Elas dão voz aos surdos e isso dá a eles independência", avalia. O governo federal já implantou 32 unidades em todo o país.

De acordo com o Censo 2010 do IBGE, a cidade de São Paulo possui 516 mil pessoas que se autodeclararam com alguma deficiência auditiva, sendo 120 mil surdos ou com grande dificuldade em ouvir. Para este universo de pessoas, é fundamental uma mediação na comunicação, que pode ser feita de diversas maneiras, como a utilização de Libras e mensagens de texto.

Com informações do Portal Brasil