Aprovação de projeto de lei coloca em destaque a importância da abordagem interdisciplinar no enfrentamento da seletividade alimentar de crianças diagnosticadas com TEA.
Reconhecimento da especialidade pelo COFFITO ocorreu em 13 de junho de 2008
Matéria destaca o processo de recuperação do ex-zagueiro Lúcio, que sofreu queimaduras em 18% do corpo após um acidente doméstico.
Iniciativa marca articulação bem sucedida entre os Conselhos Regionais das profissões da área da saúde e o Poder Legislativo da Capital
Publicado em: 05/10/2015
Hormonoterapia será oferecida em unidades de saúde de SP
Um novo serviço será oferecido à população transexual na cidade de São Paulo. Além do acompanhamento psicológico e endocrinológico, as nove unidades básicas de Saúde (UBS) do centro da capital paulista passarão a prestar gratuitamente o serviço de terapia hormonal.
Antes de começar o tratamento, as pessoas
interessadas na hormonoterapia deverão passar por consultas psicológicas e
endocrinológicas. Na primeira fase de atendimento das unidades, o serviço será
oferecido às beneficiárias do Projeto Transcidadania, programa da prefeitura de
recolocação profissional, reintegração social e resgate da cidadania destinado
ao público LGBT em situação de risco.
O uso de hormônios sem acompanhamento médico é um perigo grave. “Muitas vezes,
essas pessoas procuram se automedicar, com hormônios ou outros procedimentos
que buscam uma melhoria estética do corpo, afetando profundamente a saúde. Isso
acarreta, às vezes, custos muito maiores para o Sistema Único de Saúde”,
afirmou o secretário de Saúde do Município, Alexandre Padilha.
Segundo a articuladora social Nicole Maia, a abertura de novas unidades com atendimento especializado para o público LGBT deverá facilitar o acesso à forma correta de fazer a hormonoterapia.
Nicole, que recorreu à automedicação, faz um alerta: “normalmente as informações são de amigas, que recomendam os hormônios. Quando seu corpo começa a mudar, você quer tomar mais. Comecei com um comprimido. Em seguida, já estava tomando cinco injeções em um fim de semana. Isso é uma bomba para o corpo”.
Com informações
do Portal Brasil