Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Subsede do Crefito-3 em Osasco não prestará atendimento nos dias 19 e 20 de fevereiro


Participe do I Simpósio Científico de Fisioterapia na Abordagem da Dor


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 21/01/2016

O LoUcupa Brasília aconteceu no dia 14 de janeiro

No dia 14 de janeiro ocorreu o LoUcupa Brasília - um ato nacional em repúdio à mudança na coordenação nacional de saúde mental, álcool e outras drogas do ministério da saúde.


A exoneração arbitrária de Roberto Tykanori Kinoshita, professor universitário, reconhecido para além de sua experiência na gestão de saúde mental, mas também pela intervenção histórica no Hospital psiquiátrico santista Anchieta, que significou a primeira experiência significativa de superação do manicômio por uma rede potente de cuidado territorial e em liberdade, substitutiva ao modelo excludente e violador de direitos, teve em seguida a nomeação equivocada e arriscada de Valencius Wurch Duarte Filho, profissional que, não obstante não ser reconhecido pelo campo técnico, acadêmico e pela militância, representa o que já houve de pior na história de tratamento às pessoas com transtornos mentais no Brasil, tendo dirigido um dos piores hospícios, fechado pela constatação de inúmeras violações de direitos humanos.


Há um mês, a sala da coordenação nacional é ocupada por militantes da luta Antimanicomial e da Reforma Psiquiátrica Brasileira, que representam mais de 600 entidades que reivindicam a exoneração deste profissional e a indicação de um nome que seja representativo da política nacional de saúde mental brasileira.


O CREFITO-3 apoiou o ato LoUcupa Brasília, articulando por meio da câmara técnica de terapia ocupacional em saúde mental a ida de um grupo de profissionais que agregaram as caravanas vindas dos mais diferentes estados brasileiros, e se fizeram preencha efetiva na demonstração de que uma política de Estado, construída e consolidada há décadas, não será facilmente desarticulada.