Últimas Notícias

Participe do I Evento Virtual da Subcomissão de Fisioterapia na Atenção Básica do CREFITO-3


CREFITO-3 EDUCA #86: O Papel do Exercício Físico no Câncer de Pulmão: Da Avaliação Funcional à Intervenção Terapêutica


Sede e Subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 19 e 20 de junho


Seletividade alimentar no TEA: atuação conjunta entre Terapia Ocupacional e Nutrição

Aprovação de projeto de lei coloca em destaque a importância da abordagem interdisciplinar no enfrentamento da seletividade alimentar de crianças diagnosticadas com TEA.


17 Anos da Fisioterapia do Trabalho no Brasil

Reconhecimento da especialidade pelo COFFITO ocorreu em 13 de junho de 2008


Saiu na Mídia: Fisioterapia na recuperação do ex-zagueiro Lúcio é destaque no UOL

Matéria destaca o processo de recuperação do ex-zagueiro Lúcio, que sofreu queimaduras em 18% do corpo após um acidente doméstico.


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 14/07/2017

Fisioterapia e Terapia Ocupacional em evidência durante XXXIII Conasems

O XXXIII Congresso Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, evento que reúne mais de 1.500 gestores municipais de saúde de todo o Brasil no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, está em seu terceiro dia, e já contabiliza conquistas para a Fisioterapia e para a Terapia Ocupacional.

Com a participação do Sistema Coffito/Crefitos no evento, as profissões foram postas em evidência em diferentes ocasiões, sempre valorizando o saber e o fazer das duas categorias. Foi oferecida aos participantes do evento a oportunidade de conhecer e vivenciar algumas das práticas de ambas as profissões, mais notadamente no que se refere às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

“As PICS, e a atuação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais nessas práticas, está tendo um impacto muito positivo junto aos gestores”, relata o vice-presidente do Crefito-3, Dr. Adriano Conrado Rodrigues.

Conselheiros do Crefito-3  com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros (da esquerda para a direita, Dr. Demósthenes Santana, Dr. Adriano Conrado Rodrigues, o Ministro Ricardo Barros e Dr. Jônatas Silva)

O representante do Crefito-3 também destaca que um dos temas que está sendo desenvolvido no evento é a segurança no trânsito e suas repercussões na saúde pública. “Essa é uma temática crítica, em que a presença dos profissionais da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional nas políticas de saúde voltadas para a questão tem um papel-chave, extremamente positivo, nas questões da reabilitação”, enfatiza.

Outro ponto de destaque da participação do Crefito-3 como membro do sistema Coffito/Crefitos é o subsídio técnico oferecido aos gestores, para que possam adotar programas de prevenção e promoção da saúde que contemplem a participação do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional. “Por meio da metodologia de geoprocessamento, mostramos aos gestores o contexto amplo da saúde de seus municípios, orientando-os para a captação de recursos, abertura de vagas e inserção dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em seus quadros”, conclui Dr. Adriano. 

LEIA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PRIMEIRO DIA DO EVENTO E AS ATIVIDADES DO SISTEMA COFFITO/CREFITOS CLICANDO AQUI