Aprovação de projeto de lei coloca em destaque a importância da abordagem interdisciplinar no enfrentamento da seletividade alimentar de crianças diagnosticadas com TEA.
Reconhecimento da especialidade pelo COFFITO ocorreu em 13 de junho de 2008
Matéria destaca o processo de recuperação do ex-zagueiro Lúcio, que sofreu queimaduras em 18% do corpo após um acidente doméstico.
Publicado em: 14/07/2017
Fisioterapia e Terapia Ocupacional em evidência durante XXXIII Conasems
O XXXIII Congresso Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, evento que reúne mais de 1.500 gestores municipais de saúde de todo o Brasil no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, está em seu terceiro dia, e já contabiliza conquistas para a Fisioterapia e para a Terapia Ocupacional.
Com a participação do Sistema Coffito/Crefitos no evento, as profissões foram postas em evidência em diferentes ocasiões, sempre valorizando o saber e o fazer das duas categorias. Foi oferecida aos participantes do evento a oportunidade de conhecer e vivenciar algumas das práticas de ambas as profissões, mais notadamente no que se refere às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).
“As PICS, e a atuação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais nessas práticas, está tendo um impacto muito positivo junto aos gestores”, relata o vice-presidente do Crefito-3, Dr. Adriano Conrado Rodrigues.
Conselheiros do Crefito-3 com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros (da esquerda para a direita, Dr. Demósthenes Santana, Dr. Adriano Conrado Rodrigues, o Ministro Ricardo Barros e Dr. Jônatas Silva)
O representante do Crefito-3 também destaca que um dos temas que está sendo desenvolvido no evento é a segurança no trânsito e suas repercussões na saúde pública. “Essa é uma temática crítica, em que a presença dos profissionais da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional nas políticas de saúde voltadas para a questão tem um papel-chave, extremamente positivo, nas questões da reabilitação”, enfatiza.
Outro ponto de destaque da participação do Crefito-3 como membro do sistema Coffito/Crefitos é o subsídio técnico oferecido aos gestores, para que possam adotar programas de prevenção e promoção da saúde que contemplem a participação do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional. “Por meio da metodologia de geoprocessamento, mostramos aos gestores o contexto amplo da saúde de seus municípios, orientando-os para a captação de recursos, abertura de vagas e inserção dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em seus quadros”, conclui Dr. Adriano.
LEIA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PRIMEIRO DIA DO EVENTO E AS ATIVIDADES DO SISTEMA COFFITO/CREFITOS CLICANDO AQUI