Últimas Notícias

Participe do I Evento Virtual da Subcomissão de Fisioterapia na Atenção Básica do CREFITO-3


CREFITO-3 EDUCA #86: O Papel do Exercício Físico no Câncer de Pulmão: Da Avaliação Funcional à Intervenção Terapêutica


Sede e Subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 19 e 20 de junho


Seletividade alimentar no TEA: atuação conjunta entre Terapia Ocupacional e Nutrição

Aprovação de projeto de lei coloca em destaque a importância da abordagem interdisciplinar no enfrentamento da seletividade alimentar de crianças diagnosticadas com TEA.


17 Anos da Fisioterapia do Trabalho no Brasil

Reconhecimento da especialidade pelo COFFITO ocorreu em 13 de junho de 2008


Saiu na Mídia: Fisioterapia na recuperação do ex-zagueiro Lúcio é destaque no UOL

Matéria destaca o processo de recuperação do ex-zagueiro Lúcio, que sofreu queimaduras em 18% do corpo após um acidente doméstico.


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 15/03/2018

Coffito e Crefitos atuam para consolidar práticas da Acupuntura, Quiropraxia e Osteopatia

Participantes do evento puderam conhecer e ter informações sobre as práticas executadas por Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas

Durante toda a semana o Coffito, Crefito-3 e Crefito-2 estiveram presentes ao Riocentro, no Rio de Janeiro, para acompanhar a participar das atividades do 1º Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Saúde Pública – o InterCongrepics.

Denominadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI),as PICs foram institucionalizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).

O objetivo da participação dos conselheiros federais e regionais foi reiterar o potencial de contribuição da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional nas políticas públicas voltadas para as práticas integrativas em saúde. Ambas as profissões têm espaço na PNPIC por meio da prática da Acupuntura. Para os Fisioterapeutas, ainda são garantidas em norma do Ministério da Saúde a exclusividade da prática da Quiropraxia e da Osteopatia.

As práticas integrativas estão presentes em 9.350 estabelecimentos em 3.173 municípios brasileiros. Cerca de 5 milhões de pessoas por ano participam das práticas (a estimativa leva em consideração as atividades individuais e coletivas). Em 2017, foram realizados mais de 1,4 milhão de atendimentos aos usuários.

Atendimentos mostram o potencial das profissões

Ao longo dos cinco dias do evento, um centro de atendimento foi instalado na área reservada ao estande do Coffito na feira paralela às atividades científicas. Gerenciados pelos Crefito-3 e pelo Crefito-2, os atendimentos de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais ao público presente ao evento apresentaram as possibilidades de tratamento oferecidas pela Acupuntura, pela Osteopatia e pela Quiropraxia. 

"Embora milhões de brasileiros já conheçam algumas das práticas integrativas, entendo ser relevante reforçar ao público a informação de que a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional dispõem de recursos terapêuticos eficazes, que passam longe da medicalização, e que podem representar soluções potentes para os males que procuram curar ou amenizar", defende o presidente do Crefito-3, Dr. José Renato de Oliveira Leite."Por isso a importância da participação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais neste evento", conclui.