Últimas Notícias

Participe do I Evento Virtual da Subcomissão de Fisioterapia na Atenção Básica do CREFITO-3


CREFITO-3 EDUCA #86: O Papel do Exercício Físico no Câncer de Pulmão: Da Avaliação Funcional à Intervenção Terapêutica


Sede e Subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 19 e 20 de junho


Seletividade alimentar no TEA: atuação conjunta entre Terapia Ocupacional e Nutrição

Aprovação de projeto de lei coloca em destaque a importância da abordagem interdisciplinar no enfrentamento da seletividade alimentar de crianças diagnosticadas com TEA.


17 Anos da Fisioterapia do Trabalho no Brasil

Reconhecimento da especialidade pelo COFFITO ocorreu em 13 de junho de 2008


Saiu na Mídia: Fisioterapia na recuperação do ex-zagueiro Lúcio é destaque no UOL

Matéria destaca o processo de recuperação do ex-zagueiro Lúcio, que sofreu queimaduras em 18% do corpo após um acidente doméstico.


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 04/04/2018

Sanção presidencial à Lei da Estética garante respeito à Fisioterapia Dermatofuncional

Tramitação do projeto de lei da Estética foi acompanhada de perto pelo Sistema Coffito/Crefitos, para que as atribuições do esteticista não entrassem em conflito com atividades privativas do fisioterapeuta dermatofuncional

Foi publicada no Diário Oficial da União a Lei Federal 13.643/2018, que regulamenta as profissões de Estética, que compreende o Esteticista e Cosmetólogo, e de Técnico em Estética. A sanção presidencial aconteceu no dia 3 de abril e preservou o texto aprovado originalmente na Câmara Federal, no dia 7 de março.

Mas qual a relação desta Lei com a Fisioterapia?

A gente explica. O projeto de Lei proposto inicialmente trazia alguns pontos que invadiam áreas de competência de profissionais de saúde, entre elas, a Fisioterapia. Várias discussões foram feitas e representantes do Sistema Coffito/Crefitos se mobilizaram no sentido de ajustar os pontos necessários para que o texto final não ferisse outras profissões das áreas de saúde e nem significasse em riscos para a população.

E, afinal de contas, o projeto foi ou não votado?

Mesmo sendo um assunto de extrema importância, muita gente não entende o trâmite de um projeto como este.  Então,vamos lá: depois de muito debate, um texto construído em consenso no Senado, e aprovado na Casa, estava pronto para ir a votação no Plenário da Câmara Federal. Mas uma manobra legislativa foi arquitetada alterando o texto em questão e trazendo de volta os riscos e invasões que haviam sido corrigidos e colocando o projeto para ser votado em 7 de março deste ano.

Mas e o Crefito-3? Fez alguma coisa para defender a profissão?

Não só o Crefito-3, mas o Coffito, através de sua Assessoria Parlamentar e sua Comissão de Assuntos Parlamentares, representantes de outros Crefitos, e a Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional - Abrafidef realizaram mobilização-relâmpago e reverteram a situação. Essa história completa você lê aqui.