Últimas Notícias

Participe do I Evento Virtual da Subcomissão de Fisioterapia na Atenção Básica do CREFITO-3


CREFITO-3 EDUCA #86: O Papel do Exercício Físico no Câncer de Pulmão: Da Avaliação Funcional à Intervenção Terapêutica


Sede e Subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 19 e 20 de junho


Seletividade alimentar no TEA: atuação conjunta entre Terapia Ocupacional e Nutrição

Aprovação de projeto de lei coloca em destaque a importância da abordagem interdisciplinar no enfrentamento da seletividade alimentar de crianças diagnosticadas com TEA.


17 Anos da Fisioterapia do Trabalho no Brasil

Reconhecimento da especialidade pelo COFFITO ocorreu em 13 de junho de 2008


Saiu na Mídia: Fisioterapia na recuperação do ex-zagueiro Lúcio é destaque no UOL

Matéria destaca o processo de recuperação do ex-zagueiro Lúcio, que sofreu queimaduras em 18% do corpo após um acidente doméstico.


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 29/01/2019

Coffito regulamentou atuação do terapeuta ocupacional em contexto escolar

Resolução nº 500/2018, que reconheceu a especialidade, foi publicada no Diário Oficial da União de 25 de janeiro de 2019

Na última semana de dezembro de 2018, o plenário do Coffito assinou a Resolução nº 500, de 26 de dezembro de 2018, que reconhece e disciplina a especialidade de Terapia Ocupacional no Contexto Escolar. Na Resolução, são definidas as áreas de atuação e as competências do especialista nessa área.


O documento define que o terapeuta ocupacional é o profissional que possui as competências necessárias para avaliar e intervir no desempenho ocupacional do estudante no contexto escolar. Para tanto, cabe a esse especialista identificar as demandas e intervir para que o estudante seja capaz de realizar suas atividades ou ocupações, que são resultados da interação dinâmica entre o estudante, o contexto escolar e a atividade a ser desempenhada nos espaços de aprendizagem e de interação escolar.


No desempenho de suas atividades,o terapeuta ocupacional especialista em contexto escolar irá prover os meios que favoreçam o envolvimento e participação efetiva dos estudantes em ocupações ou atividades no âmbito do contexto escolar, conforme suas habilidades e padrões de desempenho.

A Resolução do Coffito define que a formação profissional na especialidade, Terapia Ocupacional no Contexto Escolar, deve considerar todas as áreas de desempenho ocupacional e atividades cotidianas nestes espaços: educação, brincar, lazer, participação social, Atividade da Vida Diária - AVD, Atividade Instrumentais da Vida Diária - AIVD, descanso e sono, preparação para o trabalho inserido no contexto da Terapia Ocupacional e vida com autonomia e independência.


Para conhecer o texto integral da Resolução Coffito nº 500/2018, acesse http://bit.ly/2SczPsX