Últimas Notícias

Participe do I Evento Virtual da Subcomissão de Fisioterapia na Atenção Básica do CREFITO-3


CREFITO-3 EDUCA #86: O Papel do Exercício Físico no Câncer de Pulmão: Da Avaliação Funcional à Intervenção Terapêutica


Sede e Subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 19 e 20 de junho


Seletividade alimentar no TEA: atuação conjunta entre Terapia Ocupacional e Nutrição

Aprovação de projeto de lei coloca em destaque a importância da abordagem interdisciplinar no enfrentamento da seletividade alimentar de crianças diagnosticadas com TEA.


17 Anos da Fisioterapia do Trabalho no Brasil

Reconhecimento da especialidade pelo COFFITO ocorreu em 13 de junho de 2008


Saiu na Mídia: Fisioterapia na recuperação do ex-zagueiro Lúcio é destaque no UOL

Matéria destaca o processo de recuperação do ex-zagueiro Lúcio, que sofreu queimaduras em 18% do corpo após um acidente doméstico.


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 11/02/2019

Em resposta à Nota Técnica 11 da Nova Saúde Mental, Vice-presidente do Crefito-3 propõe retirar Hospital Psiquiátrico das RAPs

O vice-presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito-3), Dr Adriano Conrado Rodrigues, se posicionou contrário à Nota Técnica nº 11/2019, do Ministério da Saúde, intitulada “Nova Saúde Mental”. Publicada pela Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, a Nota prevê mudanças na Política Nacional de Saúde Mental e nas Diretrizes da Política Nacional sobre Drogas. 

Através de uma petição pública, enviada ao atual Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e outras autoridades, Dr Adriano pede, dentre outros itens, a retirada do ponto de atenção denominado “Hospital Psiquiátrico” da relação de serviços que compõem as Redes de Atenção Psicossocial, na Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, do Ministério da Saúde.

A petição baseia-se na Lei 10.216/01 da Reforma Psiquiátrica, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.

Segundo informações, a nota do Ministério da Saúde apresenta questões que desfazem a política de saúde mental, como incentivo à aquisição de equipamentos de eletroconvulsoterapia, conhecidos como eletrochoques; a determinação da abstinência forçada como regra para o tratamento de dependentes químicos e internação de crianças em hospitais psiquiátricos, dentre outros retrocessos.

A petição pública pode ser assinada e compartilhada através do link: http://bit.ly/Peticao-C3

Leia na íntegra a Nota Técnica do Ministério da Saúde nº 11/2019: http://bit.ly/NT01-2019