Últimas Notícias

CREFITO-3 publica parecer técnico que reforça legitimidade do uso da Tabela TUSS por fisioterapeutas

A Câmara Técnica de Saúde Suplementar do CREFITO-3 publicou o Parecer Técnico nº 01/2025, que responde a uma demanda da Ouvidoria sobre glosas em procedimentos fisioterapêuticos com base na justificativa de “uso específico da Fisiatria”


Participe do I Evento Virtual da Subcomissão de Fisioterapia na Atenção Básica do CREFITO-3


CREFITO-3 EDUCA #86: O Papel do Exercício Físico no Câncer de Pulmão: Da Avaliação Funcional à Intervenção Terapêutica


Sede e Subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 19 e 20 de junho


Seletividade alimentar no TEA: atuação conjunta entre Terapia Ocupacional e Nutrição

Aprovação de projeto de lei coloca em destaque a importância da abordagem interdisciplinar no enfrentamento da seletividade alimentar de crianças diagnosticadas com TEA.


17 Anos da Fisioterapia do Trabalho no Brasil

Reconhecimento da especialidade pelo COFFITO ocorreu em 13 de junho de 2008


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 17/05/2019

“Descomplica, que hoje é quinta” estreou com sucesso no Espaço do Profissional

Com palestra “Descomplicando a Radiografia do Tórax", presidente do Conselho abriu série de palestras que serão ministradas semanalmente no Espaço do Profissional

Nesta 5ª feira, o Crefito-3 realizou o primeiro encontro do “Descomplica, que hoje é 5ª”. O palestrante convidado a compartilhar sua experiência com os profissionais inscritos para o evento foi Dr. José Renato de Oliveira Leite, presidente do Crefito-3, que apresentou o tema “Descomplicando a Radiografia de Tórax - exame normal”.


Tendo atuado como coordenador do curso de especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória nas Unidades de Internação Geral e Terapia Intensiva do InCor (HCFMUSP) e como supervisor do curso de aprimoramento em Fisioterapia Cardiorrespiratória do InCor, Dr. José Renato possui larga vivência na área, e defende que o  domínio da avaliação radiológica é fundamental para a atuação prática do fisioterapeuta, “em especial para os que atuam nas áreas Respiratória, Cardiorrespiratório, e Unidade de Terapia Intensiva”.


Ao longo das quase três horas do evento, Dr. José Renato desvendou o passo-a-passo para a excelência na avaliação de uma radiografia normal do Tórax como exame de suporte ao diagnóstico de Fisioterapia. Questões como os critérios para aferir a qualidade do exame; avaliação da confiabilidade da radiografia; quais as estruturas presentes na imagem, foram desenvolvidas ao longo da palestra.


Evento abre agenda de atividades no Espaço do Profissional


Com a realização do primeiro encontro ‘Descomplica, que hoje é 5ª”, o Crefito-3 dá início ao calendário de atividades propostas para ocupar o Espaço do Profissional, que se propõe a ser um lugar para a realização de atividades gratuitas - sejam de cunho técnico-científico, sejam de orientação sobre carreira, legislação, entre outras - voltadas a fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e acadêmicos das duas áreas, que  atuem profissionalmente ou residam na área de abrangência do Crefito-3.


Estão sendo planejadas parcerias com sociedades e associações de especialistas em Fisioterapia e em Terapia Ocupacional, para ampliar as oportunidades de atualização e acesso ao Estado da Arte dessas profissões.


Próximos temas do Descomplica, que hoje é 5ª!:

(Inscrições serão abertas no site http://bit.ly/EventosCrefito3)


30 de maio

18h30

Tema: Abordagem Fisioterapêutica no Gesto Esportivo do Tênis

Palestrante: Dra. Priscila Zanom Candido Alvarenga


20h00

Tema: Fisioterapia Esportiva para Atletas Amadores

Palestrante: Dr. Felipe Ferreira Tadiello