A Câmara Técnica de Saúde Suplementar do CREFITO-3 publicou o Parecer Técnico nº 01/2025, que responde a uma demanda da Ouvidoria sobre glosas em procedimentos fisioterapêuticos com base na justificativa de “uso específico da Fisiatria”
Aprovação de projeto de lei coloca em destaque a importância da abordagem interdisciplinar no enfrentamento da seletividade alimentar de crianças diagnosticadas com TEA.
Publicado em: 26/06/2020
Terapeutas Ocupacionais lançam cartilha de atividades para crianças durante a pandemia
Com apoio da FAPESP, material engloba diversas atividades que familiares podem realizar com bebês e crianças de 0 a 5 anos de idade, em casa, durante isolamento social.
As terapeutas ocupacionais Dra. Mirela de Oliveira Figueiredo, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e Dra. Ana Luíza Allegretti, da University of Texas San Antonio (EUA), elaboraram uma cartilha de atividades para familiares realizarem com os filhos durante a pandemia de COVID-19. O material é voltado para bebês e crianças de 0 a 5 anos de idade e tem por objetivo tornar o permanecer em casa favorável ao desenvolvimento motor, cognitivo e emocional dos pequenos. O material ressalta que as atividades são sugeridas de acordo com as habilidades esperadas para cada idade, mas podem continuar sendo realizadas conforme os bebês e as crianças crescem e se desenvolvem. Conforme explicou Dra. Ana Allegretti, “a cartilha tem por objetivo favorecer que o isolamento social, ou seja, o permanecer em casa, seja positivo ao desenvolvimento físico, cognitivo e emocional de bebês e crianças de 0 a 5 anos; e também saudável para a relação entre familiares e filhos, a partir da realização de atividades e brincadeiras em casa.” As terapeutas ocupacionais alertam que o isolamento é necessário, mas não pode ser sinônimo de privação e sofrimento. “Ao contrário, que as famílias possam usufruir deste momento dentro de suas casas para autoanálise, consciência, transformar as formas de pensar e fazer, algo que é difícil, às vezes impossível na rotina casa-trabalho-casa-trabalho.” As profissionais orientam que “os familiares precisam com sinceridade, sensibilidade e criatividade explicar o que está acontecendo para os filhos pequenos. E as crianças têm uma capacidade de compreensão diferente dos adolescentes, adultos e idosos. Por isso, a sensibilidade e criatividade dos pais, cada pai e mãe conhecem o filho(a) e a forma como ele(a) lida com as situações (inclusive inesperadas)”. “Juntos com a T.O.” Nesta terça-feira, dia 23 de junho, as terapeutas ocupacionais participarão de mais uma edição da live “Juntos com a T.O. até o final” para apresentar a cartilha por elas elaborada, bem como quais referenciais teóricos e por que as atividades sugeridas podem estimular habilidades e aquisições e favorecer a continuidade do desenvolvimento de bebês e crianças até 5 anos. Cartilha A Cartilha “Atividades para familiares realizarem com os filhos em casa” está disponível para download no site do Crefito-3. Acesse aqui