A Câmara Técnica de Saúde Suplementar do CREFITO-3 publicou o Parecer Técnico nº 01/2025, que responde a uma demanda da Ouvidoria sobre glosas em procedimentos fisioterapêuticos com base na justificativa de “uso específico da Fisiatria”
Aprovação de projeto de lei coloca em destaque a importância da abordagem interdisciplinar no enfrentamento da seletividade alimentar de crianças diagnosticadas com TEA.
Publicado em: 03/08/2022
3 de agosto: Dia do fisioterapeuta especialista em Quiropraxia
A Quiropraxia é uma disciplina de cuidados em saúde que se dedica a promover a capacidade regenerativa do organismo mediada pelo ideal funcionamento do sistema nervoso e sua homeostasia.
Nesta terça-feira, dia 3 de agosto, é celebrado o Dia do Fisioterapeuta Especialista em Quiropraxia. Neste dia, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) disciplinou, por meio da Resolução Coffito nº 399, a atividade do fisioterapeuta no exercício da Especialidade Profissional de Quiropraxia. A Quiropraxia surgiu em 1895, nos Estados Unidos, por Daniel David Palmer, um médico canadense entusiasta da medicina alternativa. De acordo com a Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia (ANAFIQ), a Fisioterapia Quiropráxica é a especialidade da Fisioterapia que se dedica ao estudo da ciência, arte e filosofia quiropráxica, com foco particular no diagnóstico e no tratamento de disfunções da coluna vertebral. “Esta especialidade se dedica ao estudo do funcionamento do sistema nervoso considerando sua interação junto a outros órgãos, tecidos e sistemas. Por meio da Quiropraxia, o fisioterapeuta quiropraxista irá empregar técnicas ajustivas articulares entre outros procedimentos sobre a coluna vertebral e outras estruturas anatômicas. De acordo com o Artigo 6º da resolução, “a atuação do Fisioterapeuta Quiropráxico se caracteriza pelo exercício profissional em todos os níveis de atenção à saúde, em todas as fases do desenvolvimento ontogênico, com ações de prevenção, promoção, proteção, educação, intervenção, recuperação do cliente/paciente/usuário”. O fisioterapeuta quiropraxista atua em clínicas especializadas, consultórios, hospitais, ambulatórios, academias e clubes desportivos, podendo se especializar em Radiologia Quiropráxica e no atendimento em Ortopedia, Saúde da mulher gestante e em distúrbios neurológicos, sempre com o uso de equipamentos e instrumentos bastante apropriados para a prática clínica e após anos de estudos.