Últimas Notícias

CREFITO-3 EDUCA #86: O Papel do Exercício Físico no Câncer de Pulmão: Da Avaliação Funcional à Intervenção Terapêutica


Seletividade alimentar no TEA: atuação conjunta entre Terapia Ocupacional e Nutrição

Aprovação de projeto de lei coloca em destaque a importância da abordagem interdisciplinar no enfrentamento da seletividade alimentar de crianças diagnosticadas com TEA.


17 Anos da Fisioterapia do Trabalho no Brasil

Reconhecimento da especialidade pelo COFFITO ocorreu em 13 de junho de 2008


Saiu na Mídia: Fisioterapia na recuperação do ex-zagueiro Lúcio é destaque no UOL

Matéria destaca o processo de recuperação do ex-zagueiro Lúcio, que sofreu queimaduras em 18% do corpo após um acidente doméstico.


Frente Parlamentar dos Conselhos de Saúde é lançada na Câmara Municipal de São Paulo

Iniciativa marca articulação bem sucedida entre os Conselhos Regionais das profissões da área da saúde e o Poder Legislativo da Capital


Anvisa suspende lote falsificado de toxina botulínica

A suspensão se refere ao lote W07310 do medicamento Dysport.


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 09/08/2022

09 de agosto: Dia Nacional da Equoterapia

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo com o intuito de ajudar o paciente a desenvolver habilidades motoras e psicológicas, tais como autoconfiança, autocontrole e postura.

No dia 9 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Equoterapia. A data foi instituída em 29 de outubro de 2009 por meio da Lei nº 12.067/2009. Em 13 de maio de 2019, a Presidência da República sancionou a Lei nº 13.830/2019, que dispõe sobre a prática da Equoterapia. A Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências.


Segundo a entidade Equoterapia Transformar, “a equitação terapêutica ganhou destaque nas décadas de 1950 e 1960 na Europa, reforçada pela medalhista de prata do adestramento olímpico dinamarquês Lis Hartel, que afirmou que a equitação a ajudou a se recuperar da poliomielite.” A Associação Nacional de Equoterapia (ANDE Brasil) explica que 

a prática emprega o cavalo como agente promotor de ganhos em nível físico e psíquico. “Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.”


A Equoterapia é indicada para qualquer patologia do sistema nervoso central, como Encefalopatia crônica não progressiva (Paralisia Cerebral), Acidentes Vasculares Encefálicos (AVEs), Parkinson, Esclerose Múltipla, traumatismos cranianos encefálicos, lesões medulares. Pacientes com TEA (Transtorno do Espectro Autista), Síndrome de Down, problemas de coluna, pacientes que apresentam falta de foco e atenção, crianças com falta de autoestima, autoconfiança, pacientes com depressão também podem ser beneficiados com a equoterapia. 


Para falar sobre este assunto, convidamos o fisioterapeuta Dr. Pedro Curvacho Duduch, fisioterapeuta da Equoterapia Transformar, e a terapeuta ocupacional Dra. Patrícia Lopes Fontes, que concederam entrevista ao Crefito-3.


Terapia Ocupacional na Equoterapia


“De fundamental importância na equipe interdisciplinar, devido olhar ampliado sobre o ser humano e suas várias funções e ocupações, que por alguma limitação, restrição ou perda, afetam o desempenho ocupacional do indivíduo e impacta na qualidade de vida "dele" e da família. É uma área com expertise nos aspectos sensoriais envolvidos em alguns transtornos, e na integração sensorial para uma resposta adaptativa/comportamental  esperada. A prática atuante nas atividades de vida diárias, instrumentais de vida diária e na prescrição de tecnologia assistiva,para ganho de desempenho ocupacional”, explica Dra. Patrícia. 


Dentre os benefícios da prática, a terapeuta ocupacional destaca melhora em tônus muscular, flexibilidade, equilíbrio, consciência corporal; contribui em situações de luto, no afeto e na empatia; atenção, concentração, foco, favorecendo o processo de aprendizagem e progresso nas relações interpessoais, seguimento de regras e sociabilização.


Dra. Patrícia relata que um praticante com um quadro de TEA estava resistente a cortar os cabelos. “Após ser apresentado aos cuidados do cavalo, que teve as unhas e a crina aparadas para ilustrar a situação, aceitou, pela primeira vez, que a mãe cortasse seu cabelo”. Este foi um dos casos que marcaram a profissional.  


Fisioterapia na Equoterapia

A entrevista completa com o fisioterapeuta, Dr. Pedro Duduch, da Equoterapia Transformar, você encontra no canal do Crefito-3 no Youtube. Clique aqui para assistir.