Últimas Notícias

Crefito-3 participa do III Congresso Regional de Fisioterapia da Anhanguera Sorocaba

Presidente participou da cerimônia de abertura do evento para estudantes de Fisioterapia e Terapia Ocupacional


Dia Mundial da Terapia Ocupacional: participação importa

Celebrado em 27 de outubro, o Dia Mundial da Terapia Ocupacional destaca, em 2026, a importância da participação para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida.


Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 30 de outubro e 2 de novembro


Crefito-3 EDUCA #137: Estratégias de Educação de Pacientes para Melhora de Desfechos Clínicos


Crefito-3 realiza conferência sobre o protagonismo negro na ciência

Evento do Crefito-3 promove reflexões sobre protagonismo negro, equidade racial e práticas antirracistas na formação, na ciência e no exercício profissional


RESUMO SEMANAL

Isenção da Anuidade para doenças graves, Referencial Brasileiro de Procedimentos Terapêuticos Ocupacionais, agenda de eventos, e muito mais…


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 14/11/2022

14 de novembro: Dia Mundial do Diabetes

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.

Hoje é o Dia Mundial do Diabetes, doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) em parceria com a  Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo sobre o  reflexo  do diabetes  na saúde e na mortalidade da população.


Em 2006, a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Resolução  nº 61/225, criou a data de 14 de Novembro como o Dia  Mundial do Diabetes, cujo objetivo era destacar a característica epidêmica, bem como o impacto social e econômico causados pela doença. A escolha da data coincide com o aniversário de Frederick Banting, médico canadense que, juntamente com seu colega Charles Best, conduziu as experiências que levaram à descoberta da insulina em 1921. Por isso, em 2021, celebra-se também o centenário da descoberta dessa importante substância, chamada de “hormônio da vida”. 


Segundo a Federação Internacional do Diabetes (IDF), a doença é responsável por 6,7 milhões de mortes em 2021, uma a cada cinco segundos. Dados da instituição apontam que mais de quatro em cinco (cerca de 81%) dos adultos com diabetes vivem em países de baixa e média renda. 


Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais compõem a equipe multidisciplinar na assistência à saúde do paciente diabético. Quando não tratado corretamente, o diabetes pode causar diversas complicações, tais como a neuropatia periférica com potencial risco de úlceras nos pés, causando o “pé diabético”, além da perda de visão, danos hepáticos, lesão renal polineuropatia diabética e outros.