A Câmara Técnica de Saúde Suplementar do CREFITO-3 publicou o Parecer Técnico nº 01/2025, que responde a uma demanda da Ouvidoria sobre glosas em procedimentos fisioterapêuticos com base na justificativa de “uso específico da Fisiatria”
Aprovação de projeto de lei coloca em destaque a importância da abordagem interdisciplinar no enfrentamento da seletividade alimentar de crianças diagnosticadas com TEA.
Publicado em: 30/11/2022
EaD na Saúde: Presidente do Crefito-3 é entrevistado pela Revista Ensino Superior
Conselho não irá registrar fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais formados em EaD.
O Presidente do Crefito-3, Dr. Raphael Ferris, concedeu entrevista à Revista Ensino Superior onde falou sobre as questões que envolvem o ensino na área da saúde, na modalidade EaD, especialmente em relação ao posicionamento contrário do Crefito-3 quanto ao registro de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais formados nesta modalidade.
Na entrevista, Dr. Raphael afirmou que o ensino a distância na formação de profissionais de saúde, em especial fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, é uma grande preocupação para o Conselho e para a sociedade que será assistida. “O ensino a distância foi implantado no Brasil antes mesmo da internet, quando foi sendo popularizado, e o MEC quis utilizá-lo para cobrir defasagens educacionais nos lugares afastados dos grandes centros urbanos. Mas, no ensino superior, principalmente, na área de saúde, sua implantação se deu sem a devida segurança à sociedade de que seria mantida a qualidade de formação que as práticas assistenciais em saúde exigem”, explicou o Presidente do Crefito-3.
Ao ser questionado sobre os pontos negativos da modalidade, Dr. Raphael apontou, dentre outros pontos, situações que chegaram ao conhecimento do Crefito-3, as quais incluem o estudo de anatomia pela tela do computador. “Nas profissionalizantes, as aulas práticas são realizadas sem o respeito devido ao método educacional de um grupo de estudantes para cada docente: são chamados centenas de estudantes para um ou dois professores e ficam assistindo o toque, o movimento, a manipulação”.
Sobre as medidas que o Crefito-3 pretende tomar em relação às instituições que adotaram o EaD na área da saúde, Dr. Raphael disse que as autarquias profissionais, como o Crefito-3, não são órgãos de fiscalização da área educacional pública ou privada, no entanto, devem levar os problemas detectados na assistência, uma vez que desempenham papel fiscalizador do exercício profissional. “O Crefito-3 não aceitará inscrições de profissionais do modelo EaD, pois não tem garantia de que tenham sido preparados para a responsabilidade exigida. Os formados nessas instituições acreditaram que teriam formação similar à tradicional e não são diretamente responsáveis pois, afinal de contas, foram cursos autorizados pelo Ministério da Educação, que sempre foi o guardião da qualidade de ensino no país”, alertou.
Confira aqui a entrevista completa do Presidente do Crefito-3 à Revista Ensino Superior.