Imagem da notícia

Publicado em: 05/07/2024

Crefito-3 cobra da ANS medidas contra exigências indevidas de Operadoras para reembolso de atendimentos fisioterapêuticos

O Crefito-3 tem recebido uma quantidade crescente de reclamações referentes à negativa de reembolso por parte de algumas operadoras de saúde a atendimentos fisioterapêuticos. Essa prática tem causado diversos transtornos e prejuízos aos profissionais e usuários, e motivou o Crefito-3 a se posicionar formalmente perante à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por meio do Ofício da Presidência nº 711/2024.

No ofício, o presidente do Crefito-3, Dr. Raphael Ferris, relata que operadoras como Bradesco Saúde e Sulamérica Saúde estão exigindo que o prestador de serviço tenha cadastro no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) para que o reembolso seja efetuado. Contudo, Dr. Raphael enfatiza que, conforme comunicado da própria ANS em 08/04/2024, não é responsabilidade do beneficiário verificar se o estabelecimento está registrado no CNES. As operadoras devem exigir apenas o registro do prestador em seu respectivo Conselho de Fiscalização do Exercício Profissional.

Dr. Raphael Ferris alerta à ANS que tal exigência indevida está gerando transtornos jurídicos e financeiros para fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e para seus pacientes. 

“O Crefito-3 está em busca de esclarecimentos e soluções junto à ANS para mitigar esses problemas”, assegura Dr. Raphael.”Seguimos juntos, em defesa da saúde e dos direitos dos fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e usuários!”.