Últimas Notícias

Participe do I Evento Virtual da Subcomissão de Fisioterapia na Atenção Básica do CREFITO-3


CREFITO-3 EDUCA #86: O Papel do Exercício Físico no Câncer de Pulmão: Da Avaliação Funcional à Intervenção Terapêutica


Sede e Subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 19 e 20 de junho


Seletividade alimentar no TEA: atuação conjunta entre Terapia Ocupacional e Nutrição

Aprovação de projeto de lei coloca em destaque a importância da abordagem interdisciplinar no enfrentamento da seletividade alimentar de crianças diagnosticadas com TEA.


17 Anos da Fisioterapia do Trabalho no Brasil

Reconhecimento da especialidade pelo COFFITO ocorreu em 13 de junho de 2008


Saiu na Mídia: Fisioterapia na recuperação do ex-zagueiro Lúcio é destaque no UOL

Matéria destaca o processo de recuperação do ex-zagueiro Lúcio, que sofreu queimaduras em 18% do corpo após um acidente doméstico.


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 20/02/2018

TRF-5 reconhece: Não existe legislação que proíba fisioterapeutas de solicitarem exames complementares

A recusa de um laboratório de Natal (RN) em aceitar uma solicitação de exame assinada por um fisioterapeuta motivou uma ação judicial que resultou, no último dia 16 de fevereiro, no reconhecimento do direito dos profissionais de Fisioterapia de solicitar exames vinculados à sua atividade profissional, de modo a embasar o procedimento fisioterapêutico.

A decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) acolheu as alegações do Crefito-1 (que abrange os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas), em apelação da decisão da 1ª instância, desfavorável à profissão. Na decisão anterior, o juiz compreendeu que - mesmo sem Lei que defina a exclusividade - a solicitação de exames é atribuição privativa de profissionais da medicina.

No julgamento da apelação do Crefito-1, a 3ª turma do TRF-5 buscou – e não encontrou – legislação que restringisse a solicitação de exames aos médicos.

Ao apresentar o relatório que sustentou a decisão do tribunal, o desembargador Emiliano Zapata Leitão registrou que, “considerando-se, portanto, que a solicitação de exames complementares não se encontra entre as atividades privativas do médico, não há óbice a que o fisioterapeuta possa solicitar exames complementares vinculados à sua atividade profissional, de modo a poder embasar o diagnóstico fisioterapêutico”.