Últimas Notícias

CREFITO-3 publica parecer técnico que reforça legitimidade do uso da Tabela TUSS por fisioterapeutas

A Câmara Técnica de Saúde Suplementar do CREFITO-3 publicou o Parecer Técnico nº 01/2025, que responde a uma demanda da Ouvidoria sobre glosas em procedimentos fisioterapêuticos com base na justificativa de “uso específico da Fisiatria”


Participe do I Evento Virtual da Subcomissão de Fisioterapia na Atenção Básica do CREFITO-3


CREFITO-3 EDUCA #86: O Papel do Exercício Físico no Câncer de Pulmão: Da Avaliação Funcional à Intervenção Terapêutica


Sede e Subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 19 e 20 de junho


Seletividade alimentar no TEA: atuação conjunta entre Terapia Ocupacional e Nutrição

Aprovação de projeto de lei coloca em destaque a importância da abordagem interdisciplinar no enfrentamento da seletividade alimentar de crianças diagnosticadas com TEA.


17 Anos da Fisioterapia do Trabalho no Brasil

Reconhecimento da especialidade pelo COFFITO ocorreu em 13 de junho de 2008


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 22/08/2019

Crefito-3 sedia encontro da Comissão de Saúde Mental, Álcool e outras drogas

Na reunião, foram levantadas questões referentesao tema em contraposição à proposta do governo estadual de internação compulsória dos usuários.

No dia 20 de agosto, aconteceu a segunda reunião da Comissão de Saúde Mental, Álcool e outras drogas do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Humana (Condepe), do qual o Crefito-3 é membro. O encontro foi realizado na sede II do Crefito-3 e contou com a presença de entidades, organizações civis, organizações sociais regulamentadas e associações de categorias.

Conforme explicou o vice-presidente do Crefito-3 Dr. Adriano Conrado Rodrigues, que faz parte da Comissão, a reunião foi motivada discussão a respeito da internação compulsória de usuários de álcool e outras drogas, proposta pelo governo do Estado de São Paulo. “Nós temos a contraposição à questão da internação compulsória. Forma-se essa comissão de direitos humanos, saúde mental, álcool e outras drogas, do Condepe, que é um órgão de direitos humanos ligado à Secretaria da Justiça. Nenhum dos conselhos envolvidos compactua com a questão das práticas que estão sendo impostas pela política estadual de saúde, onde a ênfase se dá na internação compulsória em detrimento a qualquer projeto terapêutico onde, inclusive, vemos a questão da laborterapia”. Dr. Adriano ressalta que, o modelo de laborterapia estruturado pela política estadual de saúde seria imposto ao usuário, sem estruturação de projeto de vida ou realização pessoal para o indivíduo. 

Outras questões

Além da discussão sobre a internação compulsória, a reunião também debateu questões relacionadas ao sistema prisional e equipe mínima de saúde e propostas para realização de trabalhos que evidenciem as boas práticas em saúde mental. “Primeiro deles, um seminário que pode ser uma audiência pública; vistoria nos equipamentos de saúde mental na rede de referência do município e do estado como um todo; vistorias oficiais via Condepe com subsídio da própria Secretaria de Segurança Pública; confecção de um protocolo de avaliação desses serviço; mapeamento dos serviços que oferecem a máquina de eletrochoque e, a partir disso, estudar a questão da pertinência dos repasses financeiros para tais práticas e fomentar uma discussão ampla de viabilidade, inclusive, não só de eficiência ou efetividade no plano como um todo, porque é uma coisa muito descabida a presença dessas máquinas eletroconvulsivas, às vezes, sem suporte nenhum de hospital, meramente desconectadas de qualquer ética”, disse Dr. Adriano. 

A próxima reunião da Comissão está prevista para acontecer na última semana de setembro no Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo. “Confeccionaremos um documento de referência à política estadual de saúde mental, subsidiado por outros documentos que já existem, e que referendam essas boas práticas, as quais buscamos para serem implementadas no Estado de são Paulo e que, assim, virem referência nacional”, completou Dr. Adriano.