A Câmara Técnica de Saúde Suplementar do CREFITO-3 publicou o Parecer Técnico nº 01/2025, que responde a uma demanda da Ouvidoria sobre glosas em procedimentos fisioterapêuticos com base na justificativa de “uso específico da Fisiatria”
Aprovação de projeto de lei coloca em destaque a importância da abordagem interdisciplinar no enfrentamento da seletividade alimentar de crianças diagnosticadas com TEA.
Publicado em: 01/10/2020
A ciência e a pesquisa em Fisio e em TO precisam de sua colaboração
Pesquisadores solicitam com frequência ao Crefito-3 que suas pesquisas possam ser disponibilizadas pelo Conselho aos profissionais cadastrados neste regional, permitindo assim a ampliação de participação nos questionários.
Disponibilizamos este espaço para facilitar o acesso. Informamos que os pesquisadores solicitaram formalmente à Diretoria desta Autarquia e que fica assegurada a confidencialidade das informações obtidas no questionário e o sigilo sem identificação do nome dos participantes em todos os processos de pesquisa.
As seguintes pesquisas precisam de sua colaboração:
__________________
Nome da pesquisa: "Estudo sobre a capacidade para o trabalho e o estresse de indivíduos atuando em diferentes ocupações durante a pandemia do novo coronavírus" e "Análise da versão curta do índice de capacidade para o trabalho". IES: Programa de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) Pesquisadores: Renata Lumena Altruda Pucci (aluna) Profª Drª Rosimeire Simprini Padula (pesquisadora responsável/orientadora) Área: Fisioterapia Detalhes: O objetivo desse estudo é avaliar a percepção da capacidade para o trabalho e do estresse de trabalhadores de diversas ocupações. Este projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UNICID (CAAE 36214920.2.0000.0064) Acesse Agora __________________
Nome da pesquisa: “COVID-19 - Limites e possibilidades da Telereabilitação durante a quarentena: percepção de fisioterapeutas e de terapeutas ocupacionais brasileiros.” IES: Instituto de Biociências, da UNESP – Campus de Rio Claro. Pesquisadores: Larissa da Silva Luz (Pesquisadora) - Terapeuta Ocupacional. Dr.a Luciana Ramos Baleotti (Orientadora da Pesquisa) - Terapeuta Ocupacional. Dr. Fausto Orsi Medola (Coorientador da Pesquisa) - Fisioterapeuta. Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional Detalhes: Os objetivos deste estudo consistem em identificar como a quarentena afetou os serviços de reabilitação presencial, e a percepção de fisioterapeutas e de terapeutas ocupacionais acerca do modelo de prestação de serviço por telereabilitação. Informamos que esta pesquisa está regulamentada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 31837220.9.0000.5406), em conformidade com a Resolução no 466/2012, atendendo aos preceitos da ética na pesquisa envolvendo seres humanos. Acesse Agora __________________
Nome da pesquisa: "Resiliência e Impacto na Saúde Mental de Fisioterapeutas durante a Pandemia COVID-19 em São Paulo, Brasil" IES: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP)
Pesquisadores: Patricia Angeli da Silva Pigati (orientanda)
Iolanda de Fátima Lopes Calvo Tibério (orientadora) Área: Fisioterapia Detalhes: O objetivo da pesquisa é avaliar se a resiliência modula o impacto do evento pandemia, monitorado através dos níveis de estresse, depressão, ansiedade, felicidade e qualidade de vida em fisioterapeutas. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital das Clínicas de São Paulo - CAAE: 35192820.1.0000.0068. Acesse agora
__________________
Nome da pesquisa: “Uso de equipamentos de proteção individual pelos profissionais de saúde no combate a COVID 19”, que tem como título reduzido: "E.P.I. Covid19 Brasil" IES: Universidade Federal de Juiz de Fora.
Pesquisadores:
Profa. Dra. Angélica da Conceição Oliveira Coelho - Coordenadora da Pesquisa. Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional Detalhes: Pesquisadores do Núcleo de Estudos em Infecções e Complicações Relacionadas à Assistência à Saúde (NEICAS) da UFJF solicitam apoio na divulgação da pesquisa "Uso de equipamentos de proteção individual pelos profissionais de saúde no combate à COVID-19". Esta é financiada pelo CNPq e conta com as parcerias: UFMG, UFSJ, Aarhus University, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e Instituto René Rachou Fiocruz Minas. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa Humana da Universidade Federal de Juiz de Fora, Parecer N. 4.210.759. - Se você for Profissional da Atenção Primária à Saúde de qualquer lugar do Brasil, participe através deste link:
Clique aqui - Se você for Profissional vinculado a programa de residência na área da saúde de qualquer lugar do Brasil, participe através deste link: Clique aqui
Observações: Sua participação e/ou contribuição com a divulgação é de grande importância! Para maiores informações, acesse o site: http://www.ufjf.br/epicovid19/ __________________
Nome da pesquisa: “O Uso Da Ventosaterapia Nas Disfunções Musculoesqueléticas: Comportamentos, Barreiras E Atitudes De Fisioterapeutas Brasileiros.” IES: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Pesquisadores:
Prof. Dr. Marcelo Cardoso De Souza (Ufrn/Facisa) - Orientador Nayara Da Silva Pontes (Ufrn/Facisa) - Orientanda
Área: Fisioterapia
Detalhes: O objetivo deste estudo é conhecer os comportamentos, barreiras e atitudes de fisioterapeutas brasileiros em relação à prática da ventosaterapia nas disfunções musculoesqueléticas. Para participar da pesquisa é necessário que você atenda pacientes na área de musculoesquelética e use em algum momento da prática clínica, a VENTOSA como recurso terapêutico. Projeto aprovado pelo CEP/FACISA/UFRN (Parecer 4.216.531). Acesse agora
__________________
Nome da pesquisa: “Telereabilitação na osteoartrite do joelho e/ou do quadril [Fisioterapeutas]” IES: UFSCar
Pesquisadores: Ana Elisa S Jorge (PT, PhD - UFSCar/Universidade de Melbourne) Tania F Salvini (PT, PhD - UFSCar) Belinda J Lawford (MD, PhD - Universidade de Melbourne) Kim Bennell (PT, PhD - Universidade de Melbourne) Rana Hinman (PT, PhD - Universidade de Melbourne).
Área: Fisioterapia
Detalhes: Trata-se de um estudo sobre a percepção/opinião de Fisioterapeutas e de pessoas com osteoartrite (OA) a respeito da TELEREABILITAÇÃO, especificamente na prescrição de exercícios físicos via telefone e via videochamadas. Estudo aprovado pelo CEP/UFSCar (CAAE: 31064620.5.0000.5504) e financiado pela FAPESP. Acesse agora Observações: Caso conheça alguém com osteoartrite (do joelho ou do quadril), poderá encaminhar este formulário para pessoas com OA pelo link: https://bit.ly/pessoa-com-oa
__________________
Nome da pesquisa: “Nível de atividade física, qualidade do sono e capacidade para o trabalho de profissionais de saúde atuantes na linha de frente no combate à pandemia de COVID-19” IES: Universidade Federal do Pará (UFPA) Pesquisadores: Dr. William Rafael Almeida Moraes (Coordenador da pesquisa) e Profª Drª Laura Maria Tomazi Neves (Orientadora da pesquisa)
Área: Fisioterapia
Detalhes: O objetivo da referida pesquisa consiste em avaliar o nível de atividade física, a qualidade do sono e a capacidade para o trabalho de profissionais de saúde atuantes na linha de frente no combate à pandemia de COVID-19. A pesquisa tem aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Complexo Hospitalar Universitário da UFPA – EBSERH, sob o parecer: 4.164.669/2020 Acesse agora
__________________
Nome da pesquisa: “Análise do perfil de atuação dos fisioterapeutas brasileiros acerca do atendimento ao paciente com doença de Alzheimer”
IES: PUCRS
Pesquisadoras:
Kethlen Natiele de Almeida Pereira, da equipe da Dra. Margarete Diprat Trevisan, sob orientação da Dra. Jociane de Carvalho Myskiw.
Área: Fisioterapia
Detalhes:
O objetivo geral da pesquisa é verificar e analisar o perfil de atuação dos fisioterapeutas do Brasil com relação ao atendimento oferecido ao paciente portador da doença de Alzheimer. Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa CAAE nº 00320918.2.0000.5336.
_________________
Nome da pesquisa: “Mapeamento de Intervenções da Fisioterapia e Terapia Ocupacional em Crianças com Paralisia Cerebral.”
IES: UFRN/FACISA
Pesquisadoras:
Dra. Ianka Maria Bezerra Cunha Dias (Fisioterapeuta) - Mestranda do Programa de Pós – Graduação em Ciências da Reabilitação (UFRN/FACISA); Dra. Egmar Longo Hull (Fisioterapeuta) - Professora do Curso de Fisioterapia da UFRN/FACISA e Dra. Ana Carolina de Campos (Fisioterapeuta) - Professora do Curso de Fisioterapia da UFSCAR
Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Detalhes: O trabalho visa mapear as práticas de intervenção utilizadas por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que atuam na área pediátrica.
Trata-se de uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética (CAAE: 18049919.4.0000.5568).
O mapeamento de intervenções é uma etapa primordial para ações de implementação de prática baseada em evidências.
_________________
Nome da pesquisa: “Adesão às Diretrizes de Prática Clínica para Avaliação e Tratamento de Síndrome do Túnel do Carpo por Fisioterapeutas Brasileiros.”
IES: UFTM/UFU
Pesquisadoras:
Dra. Amanda Avelar de Resende (Fisioterapeuta) - Mestranda em Fisioterapia. Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia UFTM/UFU, Dra. Paula Regina Mendes da Silva Serrão (Fisioterapeuta) - Doutora em Fisioterapia – UFSCar. Pesquisadora colaboradora, Profª. Dra. Luciane Fernanda Rodrigues Martinho Fernandes (Fisioterapeuta) - Doutora em Educação Física – UNICAMP. Orientadora e responsável pela pesquisa
Área: Fisioterapia
Detalhes: O objetivo desta pesquisa é investigar se os fisioterapeutas brasileiros aderem às diretrizes de prática clínica baseadas em evidências para a avaliação e tratamento de síndrome do túnel do carpo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética sob parecer número: 3.903.325 e CAAE: 26412219.0.0000.5154 e garante a confidencialidade e a privacidade dos participantes.
Carta convite: Clique aqui e aqui
Nome da pesquisa: “Percepções do fisioterapeuta sobre a assistência de pacientes neuropediátricos via telemonitoramento durante o período de distanciamento social causado pela pandemia da Covid-19 - Um estudo do tipo survey com fisioterapeutas brasileiros.”
IES: Centro Universitário Unifacvest
Pesquisadores:
Hanahira dos Santos Machado, Maria Eduarda Silva Mendes e Suiani da Silveira, sob coordenação do Professor Dr. André Luís Ferreira de Meireles
Área: Fisioterapia
Detalhes:
O objetivo desse questionário é coletar informações referentes a utilização da telemonitorização, durante o distanciamento social, por fisioterapeutas neuropediátricos, bem como, entender a percepção dos mesmos sobre essa nova modalidade de atendimento.
Esse estudo foi submetido e aprovado pelo comitê de ética em pesquisa do Centro Universitário Unifacvest – Lages – SC (CAAE: 33265920.7.0000.5616), via Plataforma Brasil.
__________________
Nome da pesquisa: “A prática baseada em evidências (PBE) faz parte da rotina de fisioterapeutas e estudantes de Fisioterapia?”
IES: parceria entre a FACCAT e UEPA
Pesquisadora:
DSc. Dra. Fabiana do Socorro da Silva Dias de Andrade
Área: Fisioterapia
Detalhes: Os principais objetivos da pesquisa são:
1. Determinar se o uso e aplicação dos variados instrumentos da literatura estão presentes na prática de estudantes de graduação e fisioterapeutas.
2. Determinar os fatores que restringem e/ou impedem a aplicação da literatura na prática clínica de estudantes de graduação e fisioterapeutas.
3. Traçar o possível perfil da amostra que utiliza a literatura como ferramenta de trabalho.
Pesquisa autorizada em Comitê de Ética sobre prática baseada em evidências entre fisioterapeutas (CAAE: 29246819.6.0000.8135).
__________________
Nome da pesquisa: “Estudo da Prática Baseada em Evidências (PBE), por meio do Teste Modificado de Fresno”
IES: Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
Pesquisadores:
Prof. Anderson Martins da Silva - Doutorando em Fisioterapia, Universidade Cidade de São Paulo; Profa. Dra. Rosimeire Simprini Padula (Orientadora) - Programa de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia, Universidade Cidade de São Paulo
Área: Fisioterapia
Detalhes: O projeto apresentado pelos pesquisadores possui três objetivos:
1) Desenvolver e testar as propriedades de medida da versão curta do Teste Modificado de Fresno para
Fisioterapeutas na versão brasileira.
2) Aplicar a versão curta do Teste Modificado de Fresno para profissionais Fisioterapeutas, e avaliar se há diferença significativa das habilidades e competências para o uso PBE, de acordo com a especialidade.
3) Avaliar as propriedades de responsividade do Teste Modificado de Fresno para Fisioterapeutas.
O projeto é desenvolvido pelo Programa de Doutorado da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa – no 3.896.199
__________________